Combater com a palavra de Deus

Padre José Augusto
Foto: Clarissa Oliveira

Vamos pedir a Deus que nos dê a compreensão do combate que vivemos dia-a-dia. Deus formou um povo, e esse povo passaria por muitos combates. Nós pensamos que por ser de Jesus, não passaremos por dificuldades e quando elas vem nós nos decepcionamos, achamos que Deus não olha para nós. Combate nós teremos e combates fortes, mas o que importa é que a vitória acontecerá.O povo judeu foi um povo sofrido, mas eles sabiam que o Senhor os tinha tirado das mãos do faraó, por isso a vitória era sempre certa.

Vou passar uma dica para que a vitória seja sempre certa na nossa vida: nesse grande combate para entendermos o que está por trás dele, tenha a palavra de Deus. Quem não tem [Bíblia], arrume um jeito de ter, e quem tem, trate de ler. Pois a palavra de Deus é um meio de Deus falar conosco. Quem quer saber qual a vontade de Deus para seu casamento, para sua vida, leia a palavra de Deus.

A primeira instrução que Deus dá para seu povo: ”Ouve, Israel! O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”(Deuteronômio 6,4). Para se vencer o combate dia aós dia, precisamos ter isso gravado no nosso coração. O Deus de Abrão, Isaac e Jacó que se encarnou como Jesus Cristo, é nosso único Senhor. “Amarás o SENHOR teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Deuteronômio 6,5). Uma vez que Ele é o único Senhor, devemos amá-Lo de todo o coração.

“E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno.” (Deuteronômio 6,4). Nós precisamos saber o que Ele tem a nos dizer, e não pense que é somente os 10 mandamentos, é tudo que ele fala. Se você quer vencer o combate da oração, precisa escutar tudo o que Deus fala, e precisa ficar dentro do coração. Uma coisa que o inimigo quer é tirar as palavras que Deus colocou no nosso coração.

Agora o Senhor dá algumas orientações práticas em relação a palavra. “Tu as repetirás com insistência a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando a caminho, quando te deitares ou te levantares.”(Deuteronômio 6,7). Mas para você passar para seu filho, você precisa ter em seu coração. A primeira orientação prática que Deus dá é essa: “Tu as repetirás com insistência a teus filhos”. Isso porque os filhos são as jóias do pai. Os pais precisam falar quando tiverem em casa, quando estiverem caminhando, quanto as crianças forem dormir e quando se levantarem. Vocês percebem que Deus fala que devemos falar da Palavra de Deus 24 horas por dia? Dos muitos livros que você compra para seus filhos, Deus precisa ser o autor de preferência. Deus fala que a humanidade está se perdendo por falta de conhecimento, e é do conhecimento d' Ele.

A família vai instruindo, não importa o que eles [filhos] serão no futuro, é agora enquanto pequenos que precisam falar de Deus, pois um adolescente não aceita que se fale de Deus para ele, mas as crianças não, ela aceitam, tem o coração aberto, por isso é importante que se fale de Deus enquanto eles estão pequenos. A palavra de Deus precisa ter destaque na nossa casa.

A Palavra de Deus, precisa ter destaque no seu coração e na sua casa
Foto: Clarissa Oliveira

“Tu as prenderás como sinal à tua mão e as colocarás como faixa entre os olhos;” (Deuteronômio 6,8). Eu não se você já viu os judeus, eles pegam uma faixa e enrolam em todo o braço, e na testa eles tem tipo de binóculo, por isso Deus fala que é para colocar entre os olhos. Ele fala para trazer a palavra de Deus até nas roupas.

Veja o que Deus fala para Josué, Deus deu a terra para seu povo, mas Deus não dá nada de mão beijada, a única coisa que Ele deu de mão o beijada foi seu filho para morrer por nós, o resto temos que lutar, é combate. E quando eles iram entrar na terra, tinham que conquistar a cidade. Mas Deus dá a formula para eles vencerem: “Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas.” (Josué 1,6-7).

Ele nos fala para ter ânimo, pois Ele sabe que a luta é difícil. “Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu.” A primeira coisa que Deus diz é para ter ânimo, ser corajoso e ter a palavra de Deus no coração.

“Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido.” (Josué 1,8). A palavra de Deus nos traz sempre conforto, para que você seja feliz em todo seu empreendimento, você precisa ter ela no seu coração, para você ter uma boa família, um bom emprego.

Medita nela dia e noite, pois se você medita, você tirará 100% de problemas da sua vida. Os homens e mulheres da palavra encontram tudo na palavra, tudo o que acontece neste mundo está na palavra de Deus, por isso medita nela dia e noite e cuide para fazer tudo o que nela está escrito e assim prosperarás em teus caminhos, isso é uma ordem. Deus não fala por sugestão, é uma ordem, medita na minha palavra dia e noite, instrua seus filhos com ela.

“Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Josué 1,9)

Josué “penou na vida”, mas o que o animou foi o que Deus disse para ele, e ele ganhou Jericó, conquistou a cidade cantando: “A misericórdia de Deus é eterna.”

A humanidade está se perdendo por falta de conhecimento, do conhecimento de Deus
Foto: Clarissa Oliveira

Deus sabia que Exequiel ia lidar com um povo de cabeça dura, então: “Filho do homem, falou-me, nutre o teu corpo, enche o teu estômago com o rolo que te dou. Então o comi, e era doce na boca, como o mel.” (Ezequiel 3,3). Não disse para ler, Ele disse para comer a sua palavra. Temos que comer, saborear a palavra de Deus, pois é Ele instruindo. Deus disse a Exequiel antes de você ir lá, você precisa comer a palavra.

Vejamos o primeiro combate de Jesus: “Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. E aqui começa o combate: Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus (Dt 8,3).” (Lucas 4,1-4). O que Jesus falou está escrito na palavra, Deus falou para Ele, por isso o demônio não podia contra Ele.

Mais o 'bandido' sendo vencido nessa, voltou novamente: “O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu. Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás (Dt 6,13).”(Lucas 4,5-8). Jesuis só vivia decorando a palavra de Deus. Mais uma vez o 'bandido' foi vencido, pois Jesus tinha a palavra de Deus no coração.

“O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra (Sl 90,11s.).” (Lucas 4,1-4). O bandido também conhece a palavra, se ele conhece, nós também temos que conhecer, e ele pegou justamente o salmo 90 que todos gostam.

E Jesus responde a ele: “você está interpretando a palavra errada”, “Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).” (Lucas 4,9-12) . Então, ele foi embora. “Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião.” (Lucas 4, 13).

Porque Jesus venceu? Porque Ele tinha a palavra de Deus no coração. Como poderemos combater se não temos a palavra de Deus no coração? A palavra de Deus quanto mais se lê, mais se guarda.

Precisamos pedir o Espírito Santo para que possamos entender a sagrada escritura, para que na hora do combate, quando aparentemente acharmos que estamos perdendo, saber que a vitória é nossa.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo